quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O EVANGELHO PAGÃO DA ATUALIDADE


Introdução


a) Algumas compreensões são reivindicadas pelo tema. Precisamos nos perguntar sobre o que é paganismo e se ele é um fenômeno da atualidade.


b) Pagão é uma palavra latina. Origina-se na palavra paganus e significa aquele que vem do campo. Arriscam alguns lingüistas em deduzir que foi a palavra da religião cristã para descrever os diversos panteísmos das religiões de outras culturas. Ao adorarem os fenômenos da natureza como a deuses seriam assim chamados.


c) É uma expressão que surge nos primeiros séculos da era cristã. Provavelmente no IV século, período em que o cristianismo foi transformado em religião oficial no Império Romano.


d) Não podemos deixar de admitir que a expressão tem uma origem discriminatória, marcada pela fusão do cristianismo com as expectativas políticas de consolidação do Império. É preconceituosa porque chamar uma pessoa de pagã na tradição cristã era chamá-la de desgraçada, condenada ao inferno, sem Deus.


e) Na atualidade o termo paganismo foi deixado de lado pelo cristianismo tanto quanto sua prática original. Ninguém é chamado, pelo menos oficialmente, de pagão porque não foi batizado na igreja católica. Mas foi importado pelo discurso evangélico moderno para se referir às influências religiosas que não as judaico-cristãs.


f) Um evangelho pagão é como chamamos a pregação cristã fundada sobre uma lógica distinta da judaico-cristã. Que negue a compreensão da relação entre Deus e a humanidade que não seja a gratuita. De um Deus que ama ao ponto de se esvaziar de sua divindade para uma aproximação radical tanto quanto a providência de uma salvação completa para toda a humanidade.


g) Uma última observação a ser feita, talvez a mais assustadora e polêmica, é que o cristianismo é um evangelho pagão. O que nós chamamos de cristianismo, ou seja, a formação de seus ritos, doutrinas, a inserção de sacerdotes, tanto quanto o uso de templos são intensamente marcados por influências do tipo pagãs. Não só, também judaicas, mas fundamentalmente.


h) Uma boa sugestão de leitura é o CRISTIANISMO PAGÃO: ORIGENS DAS PRÁTICAS DE NOSSA IGREJA MODERNA de Frank A. Viola. Disponibilizado na internet em pdf gratuitamente.


i) Mas o fato a ser sublinhado aqui é que o cristianismo é influenciado em sua essência por correntes religiosas e filosóficas no decorrer dos séculos. E nem poderia ser diferente. Como qualquer corrente de idéias e práticas religiosas, o cristianismo é historicamente construído por diversas influências. Talvez as mais marcantes sejam o estoicismo e gnosticismo em seus três primeiros séculos.


j) O que podemos nos propor nessa conversa sobre “O Evangelho Pagão da Atualidade” é distinguirmos a lógica do evangelho de Jesus e a lógica de outras religiões, que aqui chamamos de paganismo pela ausência de um termo mais eficiente.


k) Que traços essa lógica pagã manifesta em sua influência sobre muitas de nossas práticas cristãs na atualidade?


1. UMA VISÃO MÁGICA DA VIDA.


1.1. Uma visão mágica dos acontecimentos é aquela que se recusa a enxergá-los como o resultado de processos históricos e naturais. Um processo histórico é aquele formado pelas decisões, valores, ideologias e culturas. Um processo natural é aquele formado pelos fenômenos da natureza.


1.2. Uma visão mágica os vê como a superfície apenas de um movimento espiritual. Sãos os espíritos ancestrais. São anjos ou demônios.


1.3. A resposta apresentada por quem vê o mundo espiritualizando-o é o de buscar ritos, frases, movimentos mágicos, que uma vez acionados podem interagir com os fatores espirituais é favorecer os que são capazes de manipulá-los.


1.4. Um bom exemplo disso é o encontro de Simão o mágico com Pedro e João em Samaria. (At 8)


1.5. A solução para os infortúnios da vida é aprender a manipular os ritos sagrados que prometem uma ação humanamente inexplicável.


1.6. Na prática evangélica há alguns exemplos dessas práticas: quebra de maldições, poder da palavra, demonização e exorcismo universais, ta amarrado, sangue de Jesus tem poder, nunca sair de casa sem orar e assim por diante.


2. A CULPABILIZAÇÃO UNIVERSAL.


2.1. A relação com Deus sempre parte do pressuposto da culpa. É preciso abrandar a ira de Deus através de ascese e ritos de autoflagelo.


2.2. A pessoa entra e sai da igreja com a sensação de dívida com a divindade.


2.3. Não dá para deixar de afirmar que a doutrina vaca sagrada do cristianismo do pecado original é fundada sob influência do estoicismo e gnosticismo. O corpo e os prazeres são iníquos e alma e os sentimentos religiosos são sagrados.


3. UMA RELAÇÃO SACRIFICIAL COM OS FAVORES DIVINOS.


4. A NOÇÃO DO DESTINO.


Por Pr. Elienai Cabral Júnior

No Circcuito de Idéias da Igreja Betesda Abolição.

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